27/11/2013

Projeto Itaú: Leia para uma criança #issomudaomundo

Boa noite livromaníacos,

Hoje estou aqui para falar sobre esse projeto super legal do Banco Itaú voltado para as crianças. Eu soube desse projeto através do instagram, fui no site, dei meu endereço e ganhei a coleção que contém 2 livros: E o dente ainda doía e O mundo inteiro. Bom, algumas pessoas ainda não conhecem esse projeto, então vou colocar aqui para vocês, vou copiar as informações que vieram no encarte junto com a coleção de livros.

Sabe por que o Itaú criou uma Coleção de Livros Infantis? Para promover direitos que toda criança tem: lazer, educação, cultura, convivência familiar e comunitária.

A leitura de um adulto para uma criança contribui para que tudo isso aconteça e por isso tem que fazer parte da rotina de pais, mães, avôs, tios, padrinhos, todo mundo que tem uma criança por perto.

Desde o nascimento, as crianças precisam de pessoas que leiam para elas para se familiarizarem com a linguagem. Os livros trazem muitos estímulos para seu desenvolvimento: os personagens, as emoções da história, as ilustrações, o ritmo do texto, o tom da voz de quem lê. Tudo isso amplia os horizontes da criança, aumentando sua capacidade de compreender o mundo. Além disso, ao ler para os pequenos, você também se diverte. E ainda fortalece o relacionamento de vocês. Ler histórias para uma criança é um gesto simples que, se incorporado ao dia a dia, pode mudar o mundo das crianças e de todos nós. E essa mudança pode começar agora mesmo. Só depende de você: leia para uma criança.


10 direitos das crianças de 0 a 5 anos em relação à leitura:


  1. Toda criança pequena tem direito de ver os livros e as pessoas lendo, observar como elas se comportam e reagem. Isso desperta na criança o interesse pela leitura.
  2. Toda criança pequena tem direito de conhecer os diferentes lugares onde os adultos leem: na cama, no sofá, no chão, no parque ou no ônibus, e pode escolher seus lugares preferidos para ouvir uma história ou "ler" sozinha.
  3. Toda criança pequena tem direito de explorar o livro - sentar em cima, bater na capa, morder e, ao escutar uma história, poder ficar sentada, deitada ou em pé.
  4. Toda criança pequena tem direito de escutar muitas histórias na voz de pessoas queridas, todos os dias. Esse é um momento para o adulto demonstrar carinho, conversar com a criança, mostrar e nomear as coisas do mundo.
  5. Toda criança pequena tem direito de aprender a utilizar os livros. Para isso, é essencial que possa manuseá-los, descobrir diferentes tamanhos e formas, tipos de letra e ilustração, ver qual é a capa, como virar páginas, onde a história começa e termina.
  6. Toda criança pequena tem direito de ouvir a história do jeito que o autor escreveu, sem alterações feitas pelo adulto que lê. As palavras estranhas e diferentes ampliam o conhecimento da criança.
  7. Toda criança pequena tem direito de ficar em silêncio, perguntar ou conversar durante as histórias. É natural para ela falar sobre suas descobertas e suas dúvidas.
  8. Toda criança pequena tem direito de usar sua imaginação para brincar com os personagens, as ilustrações, os sons das palavras e as situações do livro, criando sua própria história. Ela pode rir, sonhar, entristecer-se, movimentar-se, surpreender-se ou até sentir uma pontinha de medo.
  9. Toda criança pequena tem direito de reconhecer situações do cotidiano das pessoas do seu grupo ou de grupos diferentes através do livro.
  10. Toda criança pequena tem direito de escutar várias vezes a mesma história, mesmo que não olhe para o livro e suas ilustrações. E, se não gostar de algum livro, a criança também tem o direito de interromper a leitura.


Deixe as histórias ainda mais especiais com o App Itaú Criança.

O App Itaú Criança tem 4 recursos encantados. Com o Anima-Livro, as crianças vão interagir com as ilustrações dos livros da Coleção Itaú. Com a Engenhoca de Sons, você escolhe a trilha sonora musical perfeita para qualquer livro. Com o Máscaras Divertidas, você lê histórias como se fosse um personagem infantil. E, com a Câmera Mágica, dá para fazer fotos e vídeos incríveis do momento de leitura.

Aplicativo disponível para Google Play e Apple Store.


E aí gente, gostaram do post de hoje? Se interessaram pelo projeto? Está afim de pedir sua coleção de livros? É fácil: basta entrar em www.itau.com.br/itaucrianca e pedir sua coleção, que em, no máximo, 25 dias, os livros chegarão em sua casa.

Me desculpem se o post ficou grande demais, mas eu me empolgo também, rs.

Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Adoro esse programa de responsabilidade social do Itaú. É um ótimo incetivo para os pequenos e, até quem sabe, para os pais dos pequenos. Gostei do post. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Essa iniciativa realmente merece destaque! Programas de leitura como esta geralmente acontecem por parte do governo federal, é muito difícil vir de alguma empresa privada. E nós precisamos parabenizar o Itaú por um ato tão lindo, eu fiz meus cadastro e os livros além de serem grátis são de um material excelente. Parabéns pelo post Paulinha, esta iniciativa merece divulgação! :D

    ResponderExcluir