09/02/2014

RESENHA #11: Deixe a Inglaterra Tremer (Sávio Lopes).

Olá leitores,

Vocês estão bem? O que fizeram nesse final de semana? Eu só li, rs. Hoje tirei o dia para pesquisar algumas tags literárias e ideias para futuros posts aqui do blos, mas hoje eu venho com uma resenha para vocês. O livro que será resenhado hoje é: Deixe a Inglaterra Tremer, do autor parceiro Sávio Lopes. Esse livro fez parte dos 5 últimos livros que escolhi para o Desafio Literário. Pois então, vamos conhecer o livro e logo depois, a minha resenha. Preparados?


Título: Deixe a Inglaterra Tremer
Autor: Sávio Lopes
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de Páginas: 208
Nota: 4,5/5

Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, "Deixe a Inglaterra Tremer" é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos.
Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar.
O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural - nem sempre amigável e bem-sucedido -, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar "sozinho no meio da multidão", as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.

Resenha: Nesse livro, o autor nos faz sentir como é a experiência de ser um inter-cambista, o autor cria um personagem que vai para Londres, passar quatro meses para aperfeiçoar o seu inglês. Durante essa experiência, podemos sentir como é realmente ter que se virar sozinho numa cidade totalmente diferente, com várias pessoas diferentes, como é ficar na casa de uma família que você não conhece, conhecer pessoas de vários outros países, fazer novas amizades, sentir saudades de casa, etc. Gostei do fato de cada capítulo sempre começar com o trecho de uma música, apesar de não ter baixado nenhuma ainda, achei isso interessante e pode acabar tornando a leitura bem mais legal. Gostei dos lugares que aparecem ao decorrer do livro, da sensação de frio que o personagem passa(porque nesse calor aqui do Brasil, minha nossa), gostei de poder participar dessa experiência. O que eu não gostei, foi o fato de o autor ser detalhista demais em algumas partes, o que acabava deixando a leitura um pouco cansativa, mas enfim... O livro é composto por 33 capítulos pequenos, o que é bom, pois acaba fazendo com que a leitura vá fluindo rápido sem que a gente perceba, apesar do que eu falei ali em cima dos detalhes demais. Enfim, e se você gosta de ler ouvindo música(o que não é o meu caso), aconselho a baixar as músicas que antecedem os capítulos e ouvir junto.


É isso meus amores, mais uma resenha pra vocês. Espero que tenham gostado, e não esqueçam de deixar um comentário aqui com a opinião de vocês.

Beijos, e até a próxima.

2 comentários:

  1. Adoro esse livros que falam sobre intercâmbios e outros lugares que quero conhecer!
    Ótima resenha! Me deixou bem curiosa!
    Beijos
    Ps:Nova Postagem: Novidades Literárias Overdose literária! Sinopse do Segundo livro da Série A escalada de Eva da Autora Elaine Elesbão - Livro 2 - A Face Revelada!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/novidades-literarias-overdose-literaria.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, estou doida para ler esse livro, principalmente por ele fugir do que eu costumo ler!

    beijos e boas leituras!

    bruxinhaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir