10/10/2014

RESENHA #40: Memória de minhas putas tristes, do Gabriel García Márquez.



Título: Memória de minhas putas tristes
Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Número de Páginas: 127
Nota: 5/5

Sinopse: "No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei de Rosa Calabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar aos seus bons clientes quando tinha alguma novidade disponível. Nunca sucumbi a essa nem a nenhuma de suas muitas tentações obscenas, mas ela não acreditava na pureza de meus princípios. Também a moral é uma questão de tempo, dizia com sorriso maligno, você vai ver."


A história é narrada por esse senhor que está prestes a completar 90 anos, o nome dele não aparece na história, porém, ele é mais chamado de "sábio". Ele sempre morou no mesmo lugar, na Colômbia, na casa que era dos pais e só teve uma mulher, que acabou largando-o para fugir com outro.
Prestes a completar 90 anos, ele resolve se dar de presente uma noite de amor louco com uma prostituta, mas ela tem que ser virgem. Então, ele recorre a ajuda de Rosa Calabarcas, que, como diz na sinopse, é dona de uma casa clandestina e acaba o ajudando nessa tarefa difícil. Porque achar meninas virgens não é lá tarefa muito fácil.

Mas eis que Rosa acha uma menina, que como veremos no livro, se chama Delgadina. Então fica tudo combinado pra essa noite de amor com a menina virgem, mas acontece algo que não estava planejado: ele acaba se encantando por ela. Sim, um amor ingênuo, puro começa a nascer ali. Que eu achei muito fofo, por sinal.
No decorrer do livro, a gente acompanha o desabrochar desse sentimento por ela, como é o relacionamento dos dois, etc.

Eu achei o livro bem fofo, uma leitura bem gostosa de ser feita, rápida e muito boa. É o primeiro livro do Gabo que leio, gostei muito e fiquei com vontade de ler outras obras dele que muita gente elogia. Achei a escrita dele muito boa, a leitura flui bem e você vai lendo e lendo que nem percebe o tempo passar. Recomendo.



Por hoje é só, meus queridos leitores. Espero que vocês tenham gostado da resenha, em breve tem mais, pois estou com algumas atrasadas pra postar, rs.

Não deixem de comentar e seguir o blog, ok? Um super beijo e até a próxima :*

Um comentário:

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse livro, achei o enredo bem interessante e "fora dos padrões" que costumamos ver nas livrarias. Mas ainda não sei se abandonaria minha literatura fantástica para lê-lo... Quem sabe um dia kk

    bibliotecacolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir