03/01/2014

TOP10 - Lidos em 2013.

Olá queridos leitores,

Primeiramente: FELIZ 2014 o/ Que esse ano ganhemos muitos livros maravilhosos, que nossas coleções aumentem pra caramba rs! O post de hoje é especial, foi difícil escolher e numerar todos direitinho, mas enfim, consegui! Fica aqui pra vocês o meu top10 de livros lidos em 2013, espero que gostem. Ah, não esqueçam de comentar se já leram algum, o que acharam, etc. OK? Vamos lá:


Esse é meu top10, mas não está totalmente na ordem certa. Vamos um por um agora:

10- Sussurro (Becca Fitzpatrick)




Sinopse: Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch. Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.
Minha opinião: Eu simplesmente adorei a saga completa, fiquei encantada com o Patch, e o relacionamento dele com a Nora. Suspirei, quase chorei, senti raiva, enfim, foi um misto de emoções ao ler os livros. Coloquei Sussurro porque é o começo de tudo, né.

9- O Melhor de Mim (Nicholas Sparks)




Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.
Minha opinião: Cá entre nós, tio Nicholas sabe como escrever um livro, não é? Tanto que ele é adorado por milhares de leitores, e vários de seus livros viraram (lindos)filmes. Escolhi esse porque mexeu muito comigo, chorei muito com o final. O desenrolar da história, todos os acontecimentos, eu fiquei extasiada. Espera um final X, e ai vem tio Nicholas e me pega de surpresa, rs. Mas amei e lerei de novo, com certeza.

8- O lado bom da vida (Matthew Quick)



Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
Minha opinião: Como não se encantar e se sentir tocado pela história de Pat Peoples? Principalmente quando ele sai da instituição psiquiátrica. A forma como ele retoma a vida, o relacionamento com os pais. Mas o que eu gostei foi quando ele conheceu a Tiffany, adorei a personalidade dela. O livro é fácil de ler, tem capítulos pequenos e gostosos de se ler. Recomendo!

7- As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky)



Sinopse: Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – acaba de ganhar nova reimpressão pela Rocco. Livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona. Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Minha opinião: Esse livro é muito fofo! Tenho que dizer que adorei conhecer o Charlie, e saber sobre a vida, o cotidiano dele. O jeito como nasce a amizade dele com a Sam e o Patrick é muito legal, e eu gostei do livro pois é em forma de um diário, bem gostoso de ler. E depois que eu vi o filme, fiquei ainda mais apaixonada.

6- Anna e o beijo francês (Stephanie Perkins)



Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 
Minha opinião: Gente, que livro mais fofo do mundo! Li em poucos dias, e confesso que amei "conhecer Paris", e principalmente, Anna e St. Clair. Morri de amores pelos dois, dei várias risadas, fiquei brava e suspirei e muuuuuito ao decorrer do livro. Quero conhecer outros livros da Stephanie, com certeza!

5- Máscara (Luiz Henrique Mazzaron)



Sinopse: No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida. Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus. Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana… Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?
Minha opinião: Quem leu a minha resenha sobre esse livro sabe que eu fiquei fascinada pela imaginação que o Luiz tem! Que história fantástica! Já tenho meus personagens favoritos, e espero ansiosamente pela continuação. Recomendadíssimo!

4- Clarices (Luciana Bollina)




Sinopse: Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.
Minha opinião: Como foi bom conhecer Clarice, ela é uma fofa, e bem engraçada! Ao longo do livro fui me encantando cada vez mais por ela, assim como pelo poeta Gabriel e o relacionamento que cresce entre os dois. É um livro fino e rápido de ler. A minha parte preferida, sem dúvidas, foi a do teatro, mas não vou contar mais, se não é spoiler, rs.

3- Da boca pra dentro (Yohana Sanfer)




Sinopse: "Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro").Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano. 
Minha opinião: Que livro lindo, e doce(sem ser enjoativo). Sabe aquele livro que você tem a certeza que vai ler sempre? É esse! As crônicas são maravilhosas, e ao longo do livro você vai conhecendo um pouco mais sobre a autora. Tenho minhas duas crônicas favoritas já, e assim que eu postar a resenha, vocês saberão. E claro, recomendado!

2- A culpa é das estrelas (John Green)




Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Minha opinião: Quem não se encantou com a história de Hazel e Augustus? Alguns até dizem que esse livro virou modinha e tudo, rs. Bom, eu li e me apaixonei, o livro é realmente encantador. Meus olhos encheram d'água em algumas partes, sim. E eu não quero falar muito porque, pode acreditar, há pessoas que ainda não leram esse livro. Por favor, leiam.

1- Extraordinário (R.J. Palacio)




Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Minha opinião: Esse livro mereceu seu 1º lugar no top10, com certeza! Quem não leu este livro, leia por favor! A história de August Pullman é uma lição para todos, sem exceção alguma. Nos faz perceber que as aparências podem sim, enganar. Que o que conta de verdade é o que nós carregamos no peito, e não nossa beleza física. Aprendi muito com o Auggie, e vou reler muito esse livro, sem dúvidas. Recomendadíssimo!


Bom meus leitores, espero de verdade que tenham gostado do post de hoje, que tenham gostado do meu top10. Não esqueçam de comentar quais foram os seus preferidos de 2013, tá? Que esse novo ano venha com muitas leituras maravilhosas pra nós.

Beijos e até a próxima.

8 comentários:

  1. Olá! Como vai?
    Antes de tudo, feliz 2014 pra você também!!! E sobre o que você disse de ganharmos muitos livros e aumentarmos nossas coleções, só posso responder com um amém.
    Adorei seu top 10. Não conhecia alguns livros que parecem bem interessantes, como Clarices.
    Bem, dos citados li apenas ACEDE, e chorei muito. Oh, God. Tenho O Melhor de Mim, O Lado Bom da Vida, Anna e o Beijo Francês e Extraordinário, que lerei ainda esse ano. E tenho o pdf de As Vantagens de Ser Invisível; amei o filme, entretanto não sei se vou comprar o livro físico. Vi críticas positivas e negativas sobre Sussurro e, depois que disseram que a escrita é horrível, não tenho mais vontade de ler.
    Pelo menos agora eu sei que, se sofrer de ressaca com alguns desses livros, terei com quem conversar, não? hahahah
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, como tá?
    Não curti "A culpa é das estrelas"; Mas tenho vontade de ler Anna e o beijo Francês.
    E as vantagens de ser invisível, eu lerei hihi
    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O único que li da lista foi Sussurro, mas li a saga toda em menos de 2 meses. Quanto ao Lado Bom da Vida e As Vantagens de Ser Invisível, apenas vi os filmes mas se os livros foram tão bons quanto os filmes então com certeza merecem estar na lista! De Nicholas Sparks li Um Homem Com Sorte à bem pouco tempo e foi dos poucos que li dele mas espero ler mais embora não seja grande fã de romances.
    Na minha lista para este ano consta ainda A Culpa é das Estrelas que já adquiri e espero ler num futuro próximo porque só tenho lido bem sobre o livro (salvo raras excepções).
    Gostei da lista e do blogue. Continue

    http://comunidadefantastica.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Amei os livros top 10 do ano de 2013, e mais interessante porque três deles estão na minha lista de livros que quero ler: O lado bom da vida, O melhor de mim e A culpa é das estrelas! Amei sei blog tmbm :D

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o top 10...
    Conheço a maioria dos livros, mas só li mesmo A Culpa é das Estrelas...
    Estou louca para ler Extraordinário dizem que realmente é Extraordinário...rs'

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O Lado Bom da Vida e Sussurro também estão no meu top melhores livros de 2013. Enfim, impossível não se apaixonar pelo Patch... e pelo Pat Peoples tbm *-*
    Adorei seu top, A Culpa é Das Estrelas é muito fofinho mesmo.

    Beijos lindona;
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/
    Link do post dos melhores livros de 2013 http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2014/01/top-13-melhores-leituras-de-2013.html

    ResponderExcluir