27/05/2014

RESENHA #32: O Maravilhoso Mágico de Oz (L. Frank Baum).

Olá leitores,

Hoje venho trazer para vocês mais uma resenha. O livro da vez é um clássico da literatura infantil que, acho eu, que todos já tenham ouvido falar. Quem nunca ouviu falar da Dorothy? Caminho de tijolos amarelos? Sapatinho especial? O espantalho? O homem de lata? Ou o leão covarde? Acho que todo mundo já chegou a ouvir essa história, né? Se não, agora vão poder conhecê-la.


Título: O Maravilhoso Mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Editora: Martin Claret
Páginas: 163
Nota: 5/5

Sinopse: L. Frank Baum(1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos - O Maravilhoso Mágico de Oz(1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.
A obra conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.

Resenha: Quem não conhece esse clássico da literatura infantil? A história da menina Dorothy, que vai parar na Terra de Oz devido à um ciclone, que arrasta a sua casa até lá? Na aterrissagem, ela acaba por esmagar e matar a Bruxa Má do Leste, e o povo daquele lugar fica muito agradecido. No mundo de Oz, existem 4 bruxas, sendo que duas são boas: a do Norte e do Sul, e duas são más: a do Leste, que foi esmagada, e a do Oeste. Sendo que agora, tudo que Dorothy mais quer é voltar para o seu lar, para os seus tios que, até então, não sabem onde ela está. Mas, para que ela possa voltar para sua casa, terá primeiro que ir até o grande Oz... Mas como chegar lá? Os Munchkins, que são o povo que vivia sob o comando da bruxa má do Leste a explicou como que se chega a Oz: seguindo pelo caminho de tijolos amarelos. Então, por recomendação, ela pegou os sapatinhos prateados que pertenciam à bruxa e os colocou para começar sua caminhada rumo à Oz, e antes, recebeu um beijo na testa da bruxa boa do Norte, que estava na terra dos Munchkins. Então Dorothy começou a sua caminhada até o grande mágico afim de que ele a mandasse para casa. No meio do caminho, ela acaba por conhecer o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, que acabam por virar seus companheiros de viagem, deixando-a até mais agradável. Chegando finalmente à Terra de Oz, eles conseguem se encontrar com o mago à sós, porém, Oz acaba por lhes dar uma missão muito importante: matar a bruxa má do Oeste. Mas como? E como chegar até lá?


Eu ganhei esse livro de presente da Manu, do blog Amantes por Livros e Filmes. Ela tinha dois livros desse e perguntou se eu gostaria de ganhar um, e claro, aceitei né, rs. Não se pode recusar um livro, rs. Então, pude conhecer a história de verdade, como a Dorothy foi parar na Terra de Oz, o que ela enfrentou para chegar até o grande mago, como ela conheceu os seus três companheiros de viagem, etc. Gostei da diagramação, e apesar das folhas serem brancas, foi uma boa leitura, bem rapidinha. E eu amei as ilustrações, são desenhos todos em preto e branco e com jeito antigo(como podem ver nas fotos acima).
Esse livro me encantou bastante, e com certeza vou ler muitas outras vezes.


Bom, caros leitores, espero que vocês tenham gostado da resenha de hoje, peço que não deixem de comentar aqui o que acharam, e vocês também podem deixar sugestões de posts, ok? Leio tudo! Fiquem à vontade para seguirem o blog também.

Então é isso.

Um beijo e até a próxima.

Um comentário:

  1. tenho vontade de ler este livro, a resenha ficou fantástica, estou seguindo o blog, beijos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir