12/08/2014

XXIII Bienal Internacional do Livro - São Paulo.

Olá leitores,

Gente, quem é que não sabe sobre a Bienal do Livro que acontecerá esse ano em São Paulo? Se eu pudesse, e se meu dinheiro desse, eu já teria comprado tudo(passagens, ingressos, essas coisas), mas, como eu não tenho condições financeiras pra isso, ficarei só imaginando como será o evento, rs.

A XXIII Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 22 e 31 de Agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que fica na Av. Olavo Fontoura 1.209 - Santana - SP. Os horários de funcionamento do evento são: Seg. a Sex. das 9h às 22h | Sáb. e Dom. de 10h às 22h(exceto dia 31/08, que funcionará até as 21h).

A 1ª Bienal Internacional do Livrou surgiu em 1970, entre os dias 15 e 30 de agosto, e desde então, vem sendo sucesso absoluto de público. O evento conta com a presença de várias editoras, entre as mais conhecidas estão: Editora Companhia das Letras, Editora Rocco, Editora Gente, Editora Globo, Editora Intrínseca, Grupo Editorial Autêntica, Editora Arqueiro, Editora Novo Conceito, Zahar, Martins Fontes, V&R Editoras. E também a Editora Novo Século, quem tem o selo voltado para novos talentos da literatura brasileira, que vocês já viram bastante por aqui entre os autores parceiros do blog.

E além dos vários estandes de livros, de editoras, de lojas como a Saraiva, Submarino, Amazon, terão também várias atrações legais e divertidas para todas as idades.


Preço dos ingressos: De Sexta à Domingo o ingresso está custando R$14,00 e de Segunda à Quinta, o ingresso está custando R$12,00. Lembrando que o ingresso é válido para uma única visita no dia escolhido. Você pode adquirir seu ingresso clicando nesse link aqui.
Terão direito à meia-entrada: - Matriculados no Sesc SP na categoria comerciário, mediante a apresentação do cartão de matrícula na entrada da Bienal. Compra limitada a seis ingressos por pessoa.
- Estudantes, mediante apresentação do documento comprobatório válido.
- Estudantes, alunos do EJA(Projeto de Educação Jovens e Adultos), mediante apresentação do documento comprobatório válido na entrada do evento.
- Usuários de aparelhos Samsung, mediante apresentação do mesmo na entrada do evento.
Terão direito à acesso gratuito: - Professores, bibliotecários e demais profissionais da cadeia produtiva do livro, como: escritores, tradutores, capistas, editores, livreiros. Porém, é necessário que seja feito um cadastro para garantir o direito à gratuidade, no próprio site tem o link do cadastro.
- Grupos de estudantes, de escolas particulares e públicas: Todos os estudantes previamente inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, e acompanhados de um representante da instituição, terão direito a gratuidade. O credenciamento é obrigatório para garantir o direito à gratuidade. Para que a credencial de acesso seja retirada, é imprescindível a apresentação dos dados fornecidos pelo site no dia e local do evento. No site tem o link do cadastro.
- Crianças de até 12 anos e adultos maiores de 60 anos: É necessária a apresentação de um documento oficial com foto na entrada do evento.





O site da Bienal de São Paulo, como vocês podem ver na imagem acima, está bem colorido e divertido! E além de você poder acompanhar tudo por lá, tem também o Facebook(/Bienaldolivrosp), Twitter(@bienaldolivrosp), Instagram(@bienaldolivrosp), Youtube(/22bienal) e Flickr(/photos/bienaldolivrosp). Além de ter direitinho tudo pra como fazer pra você chegar até o evento, seja de carro, ônibus, metrô ou avião. E pra quem não é do estado de SP, tem dicas de hospedagens, com links de hotéis, desconto de passagem de avião pela TAM usando um código promocional. Tudo completinho e bem explicado pra não ter dúvida nenhuma.

Além disso, você ainda poderá baixar o aplicativo e acompanhar as notícias, fotos e tudo o mais pelo celular, e só procurar por Bienal do Livro 2014, baixar e pronto. Porém, o aplicativo ainda está em começo de funcionamento, então ainda não está tão completo quando o site.


Bom, vamos para a parte que todo o leitor fica na ansiedade para que os organizadores divulguem logo, que são os autores internacionais que virão para a Bienal. Mas deixa eu primeiro falar sobre os autores nacionais que estarão presentes, pois dois que participarão são parceiros aqui do blog! Dentre os vários autores nacionais que estarão espalhados por diversos estandes de editoras na Bienal, os nomes mais conhecidos são: Bruna Vieira, blogueira e dona do Depois dos Quinze, e agora escritora. Seus primeiro livro lançado é o Depois dos Quinze, que é um livro de crônicas, depois ela lançou o De Volta aos Quinze, que é o primeiro livro que faz parte de uma série chamada Meu Primeiro Blog, depois foi lançado A Menina que Colecionava Borboletas, que também é um livro de crônicas, e o que será lançado, chamado De Volta aos Sonhos, que é o segundo que faz parte da série Meu Primeiro Blog. A Bruna estará no estande do Grupo Autêntica
Teremos também a Paula Pimenta, autora da série Fazendo Meu Filme, Fazendo Meu Filme em quadrinhos 1 - Antes do filme começarMinha Vida Fora de Série, Apaixonada por Palavras, Confissão e, atualmente, Princesa Adormecida, que é uma releitura do conto da Bela Adormecida. A autora também estará presente no estande do Grupo Autêntica.

Além da Bruna e da Paula, estarão presentes no evento, dois autores que são parceiros aqui do blog!


No dia 30 de Agosto, a autora Alice Canato estará presente no estande do Grupo Editorial Scortecci, das 15h às 17h com seu livro Amora. Vão lá para prestigiá-la, comprem o livro e se deliciem com essa leitura maravilhosa que eu tive a oportunidade de ter em minhas mãos e resenhar. Para quem quiser conferir a resenha que eu fiz, é só clicar aqui.

Já nos dias 23, 26 e 30 de Agosto, a partir do período da manhã/tarde, o autor Luiz Henrique Mazzaron estará presente no estande da Editora Novo Século, com seu primeiro livro chamado Máscara - a vida não é um jogo, e ainda terá a presença de dois personagens do livro. Não se esqueçam de darem uma passadinha lá para prestigiarem o trabalho dele que também é maravilhoso, pois também tive a honra de poder resenhar esse livro que eu amei. Para quem quiser também conferir a resenha que eu fiz, basta clicar aqui.


E não podemos esquecer dos autores internacionais que virão para a Bienal de São Paulo esse ano, né? Eles são sempre os que causam maior frisson no pessoal, haha. Esse ano teremos nomes como:


Cassandra Clare, a autora da saga fenômeno Os Instrumentos Mortais, e da trilogia que também é sucesso, As Peças Infernais. A autora estará presente no evento nos dias 23 e 24, às 14h na Arena Cultural, que é um espaço de encontro entre público e autores(não será necessário retirar senha), e às 15:30h, a autora estará autografando no Espaço para autógrafos na Bienal(J200), será necessário retirar senha, e serão distribuídas 500 senhas, a partir das 10h do dia do evento, no estande da Editora Record(C600).

Harlan Coben, autor de alguns livros como: Não conte à ninguém, Confie em mim, Cilada e Desaparecido para sempre. O autor estará presente no dia 23, às 10h30, na Arena Cultural, e às 11:30h, estará dando autógrafos também na Arena Cultural. Para a sessão de autógrafos, serão distribuídas 200 senhas, na entrada da Bienal - portão 2, a partir das 8h da manhã do dia do evento.

Ken Follet, autor de alguns livros como: A queda dos gigantes, Inverno do mundo, O vale dos cinco leões e O homem de Sampetersburgo. O autor estará presente no dia 30, às 10h30 na Arena Cultural. E às 11h30, também na Arena Cultural, para a sessão de autógrafos. Serão distribuídas 200 senhas, na entrada da Bienal - portão 2, a partir das 8h da manhã do dia do evento.

Sally Gardner, autora de livros como: O menino que sabia voar, O menino dos pés de ouro, O menino invisível e Lua de Larvas. A autora estará presente dia 30, das 15h às 16h30, na Arena Cultural, batendo um papo com o público sobre a narrativa inusitada e contundente de suas histórias.

Lucinda Riley, autora de livros como: A garota do penhasco, Uma espiã no meu passado, A casa das orquídas e A rosa da meia-noite. A autora estará presente no dia 23, acho que das 16h às 19h, no estande da Editora Novo Conceito, fazendo uma sessão de autógrafos. As senhas deverão ser retiradas no próprio estande da editora, de 10h à 12h. A autora irá autografar apenas 2 livros por pessoa. Além de assinar os seus quatro livros lançados pela Novo Conceito e seu grande lançamento As Sete Irmãs.

Kiera Cass, autora da trilogia A Seleção: A Seleção, A Elite e A Escolha. A autora estará presente no dia 23, na Arena Cultural, às 18h. E às 19h30 será a sessão de autógrafos. As senhas para a sessão de autógrafos deverão ser retiradas no estande da Editora Seguinte(Companhia das Letras) a partir das 10h. A autora irá autografar somente 2 livros por pessoa, edição nacional. Além da Bienal de São Paulo, a autora irá para o Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.


Então, quem ai está muitíssimo ansioso(a) para ir na Bienal de São Paulo? Eu queria muuuuito poder ir e conferir tudo de pertinho, pegar autógrafos, tirar fotos e tudo mais, pena que eu moro muito longe e minha situação financeira não me permite ficar viajando assim, rs. Maaas, quem for, curta bastante, comprem bastante livros, tirem fotos, etc.

Fiz esse post pra divulgar um pouco da Bienal para quem lê o meu blog, e para divulgar também os dois autores parceiros aqui do Envolta em Palavras que estarão presentes no evento! Espero de verdade que vocês tenham gostado. Não se esqueçam de comentar, e sigam o blog também.

Beijos, e até a próxima.

Um comentário: