25/02/2015

RESENHA #59: Uma Questão de Honra, do Paul Burrell.




Título: Uma Questão de Honra
Autor: Paul Burrell
Editora: Ediouro
Número de Páginas: 440
Nota: 5/5

Sinopse: Uma Questão de Honra - Escrito por Paul Burrell, ex-mordomo e confidente de Diana por mais de dez anos e durante uma das fases mais turbulentas do final do casamento dela com o príncipe Charles, este livro baseia-se em cartas endereçadas ou escritas pela princesa, algumas de teor bombástico. 

A princesa Diana morreu junto com seu namorado, Dodi Al Fayed, e com o motorista deles, Henri Paul, quando o Mercedes em que estavam colidiu em um túnel de Paris, no dia 31 de agosto de 1997. De todos os criados, servidores e funcionários de segurança que trabalharam para a princesa, Paul foi o único que permaneceu ao lado da princesa até a morte dela, em 1997. Depois da tragédia, foi honrado pela rainha com a Royal Victorian Medal, em reconhecimento por sua lealdade a serviço de Diana, princesa de Gales. Também foi nomeado arrecadador de fundos e depois administrador do Diana, Princess of Wales Memorial Fund, que conseguiu arrecadar cem milhões de libras. 

Paul finaliza o livro dizendo que a única coisa que ninguém pode tirá-lo, é a carta final que a princesa lhe escreveu, deixada em sua escrivaninha na copa, no mês em que morreu. Na carta há um forte segredo que o autor diz que ficará para sempre entre ele e a princesa.


Já tem um certo tempo que este livro está na minha estante. Na verdade, ele é da minha mãe, foi presente do meu pai à ela, e naquela época, eu não tinha esse hábito de leitura como tenho hoje, por isso demorei esse teeeeempo todo pra pegar nele, rs. Mas eu sempre tive curiosidade em lê-lo, por se tratar da Princesa Diana, que foi uma figura inesquecível, e eu queria saber mais sobre a vida dela, sobre como ela era, como ela vivia, pois na época de sua morte, eu tinha apenas 5 anos.
Sem contar que, o fato de o livro ser narrado pelo mordomo da princesa, dá um toque todo especial a história. Primeiro a gente fica sabendo mais sobre o próprio Paul, onde ele nasceu, como era sua família, a sua vida, e depois, como ele entrou nesse mundo da realeza. Depois ficamos sabendo como surgiu a princesa Diana, como ela e o príncipe Charles se conheceram.
Antes que o Paul começasse a trabalhar para a princesa Diana, ele trabalhou para a rainha Elizabeth, e então vemos como era o trabalho dele, como era o relacionamento dele com a rainha.
Depois que a princesa Diana se casa com o príncipe Charles, ele passa a trabalhar para ela, à pedido da própria, então, entramos no mundo da princesa. Sabemos mais sobre a personalidade dela, o que ela gosta de fazer, como são os bastidores do mundo da realeza.
Eu gostei bastante da leitura, o fato da história ser contada pelo mordomo nos dá uma visão totalmente diferente de tudo, de como a princesa se sentia em relação ao mundo da realeza, aos holofotes, como era seu casamento, sua relação com os filhos, etc.
Gostei também das fotos que contém no livro, adoro livros que contém fotografias que nos mostram um pouco mais de como era a pessoa e tal.
Recomendo a leitura, vale a pena. Saber mais sobre a Lady Di foi bem interessante.


Bom pessoal, por hoje é só. Era pra essa resenha ter saído ontem, mas tudo bem né, rs. Espero que vocês gostem. Não se esqueçam de comentar, de seguir o blog e me seguir nas redes sociais também.


Um beeeeeijo, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário