05/03/2015

RESENHA #60: Perto do Coração Selvagem, da Clarice Lispector.




Título: Perto do Coração Selvagem
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Número de Páginas: 202
Nota: 3/5

Sinopse: Em Perto Do Coração Selvagem, Clarice narra a história de Joana, uma moça que logo fica órfã de pai e mãe, e que desde sempre tem o costume da introspecção. Falando-se de Lispector, e em especial este livro, a sensação que percorre as veias depois da leitura é de um mergulho tão profundo em si mesmo, profundo o suficiente para não se voltar mais à superfície como antes. 
A narrativa do romance é quebrada, feita de flashbacks da memória da personagem principal, que se fundem com seu dia-a-dia, com os diálogos com os outros personagens. Diálogos que não aparecem muito durante a leitura, mas que sempre deixam a sensação de serem monólogos, devido ao fato de Clarice jamais abandonar a percepção da mente do personagem frente a palavras e meios externos. 
O romance caminha em passos árduos, num silêncio branco. Árdua é a leitura do livro, pois como foi dito, não se volta mais a superfície como antes. É um mergulho, é uma tentativa de saber a si mesmo, de perguntar-se pouco, compreender mais e entender o que for necessário. É um romance pra sentir "no estômago", e não para ser entendido. Clarice Lispector é deveras humana, a sua busca pela lucidez revela, de um outro ângulo, sua insatisfação com uma realidade moldada. Joana, a personagem do livro, entende que é eterna em seu pensamento contínuo: e chega a cansar-se várias vezes. Mas prossegue, como uma lagarta que mesmo machucada, gorda de si mesma e feia, tece um casulo em volta de si para alcançar seu outro estágio. Como disse Hermam Hesse " Não há caminho mais obscuro para o homem do que aquele que o leva para si mesmo". Clarice mostra, neste romance, que o caminho é obscuro apenas enquanto não encontramos, reconhecemos, identificamos e transmutamos nossa própria luz. O túnel é profundo, mas como se saber o que tem no final se nos acostumamos com a escuridão da inconsciência?


Sinceramente, eu não sei como começar a fazer a resenha desse livro! Eu tentei fazer a leitura dele um tempinho atrás e não consegui dar continuação, acho que não estava no meu melhor momento para lê-lo, porque a leitura tem dessas coisas de não ser o momento certo e tal. Então, resolvi deixá-lo de lado um pouco e dar uma segunda chance depois.
Então, eis que me pergunto: "vamos dar uma segunda chance para Clarice?", e lá fui eu mergulhar em suas palavras.
Eu não sabia que Perto do Coração Selvagem foi o seu romance de estreia, e agora que sei, posso dizer que foi um belíssimo começo.
Joana é uma personagem sem igual, com uma personalidade ímpar e que, às vezes, a gente fica até meio perdido tentando acompanhá-la.
Ela é uma jovem que ficou órfã de pai e mãe muito cedo, e teve que morar uns tempos com seus tios, os quais o relacionamento não era lá essas coisas. Joana é uma menina questionadora, inquieta, quer o tudo e o nada.
Tenho que dizer que a escrita da Clarice não é pra qualquer um, eu mesma tive algumas dificuldades durante a leitura, mas conseguir terminar bem, rs. É uma escrita um pouco difícil, intensa, que exige uma atenção especial.
Esse foi o meu primeiro livro da Clarice, o adquiri numa feira do livro que estava acontecendo aqui na minha cidade. Tinha vários títulos dela, mas esse me chamou mais a atenção, pois na época, eu acompanhava um blog que tinha esse nome(tem, aliás, pois o blog ainda existe, rs). Com certeza vou tentar ler mais livros da Clarice e me aventurar ainda mais pelo mundo dela.
Recomendo a leitura! O motivo da minha nota ter sido essa, foi pela leitura intensa e um pouco difícil, mas vale a pena sim. Leiam!


Bom pessoal, por hoje é isso. Eu espero que vocês tenham gostado da resenha, comentem aqui embaixo se vocês já leram algo da Clarice, qual foi o livro e o que acharam dele, contem pra mim.


Um super beijo, e até a próxima :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário